Limpeza de Caixa D’água e Reservatórios

A limpeza e higienização dos reservatórios faz se necessária e obrigatória em todos os locais onde são encontrados”, o que muitos desconhecem, acreditam que somente os locais públicos sofrem contaminação, engano, os locais públicos são “obrigados”, pois caso ocorra um incidente, respondem pelos danos causados.

Nesse caso, temos doenças transmitidas por organismos que passam parte do seu ciclo de vida na água e são essenciais para a transmissão de algumas enfermidades. Como exemplo de doenças transmitidas por vetores e que se relacionam com a água, podemos citar a malária, zika, chikungunya e dengue. Em todos os casos citados, a doença é transmitida por um mosquito, que passa parte de seu desenvolvimento em ambientes aquáticos.

Doenças infecciosas transmitidas pela água (mais frequentes):


Hepatite A, Cólera, Diarreia infecciosa, Leptospirose, Esquistossomose, Otite externa, Legionelose, Amebíase ou Desinteria amebiana, Febre Tifoide, Ascaridíase ou lombriga, Giardíase, entre outras.

“Existem mais de 200 doenças transmitidas pela água”.


A DETECT executa tratamento preventivo e corretivo contra contaminação de reservatórios de água. A água que utilizamos, até que chegue em nossas torneiras, passa por um grande trajeto, onde ela pode sofrer algumas contaminações, para manter a qualidade da água é necessário que seja realizada a cada seis (06) meses a limpeza e higienização dos reservatórios de água, após esse período começa a ocorrer a formação de biofilme, onde as bactérias e micro-organismos se desenvolvem e multiplicam, diante de estudos e pesquisas chegou se a conclusão de que 6 meses é o período máximo, para que este número alcance níveis de contagem onde o cloro presente na água consiga controlar, passado este período, podem ocorrer contaminações dos usuários destes reservatórios.

O não cumprimento do serviço de limpeza e higienização dos reservatórios, além de danos à saúde dos usuários, trazem prejuízos, como: afastamentos de funcionários, aos familiares ao utilizarem o sistema, clientes, entre outros usuários.

Conheça a diferença entre Limpeza e Higienização de Reservatórios:



Limpeza: Processo mecânico por escovação, onde as áreas de contato passam por escovação com escova de Nylon e é retirado as sujidades com pano limpo e baldes.

Higienização ou Desinfecção: Aplicação de solução bactericida nas partes que foram realizadas a limpeza.



Os estabelecimentos precisam praticar este serviço para obter o laudo (certificado) referente á limpeza e higienização dos reservatórios, garantindo a qualidade e saúde de todos; somente profissionais com conhecimento, capacitação, EPI’s, equipamentos e produtos registrados, podem realizar estes serviços com qualidade e segurança. 

Por isso sempre contrate uma empresa especializada neste assunto.

Dispomos de equipes treinadas e certificadas que atendem as Normas Regulamentadoras NR 35 e NR 33

NR 35 – “Trabalho em Altura”


Portaria SIT n.º 313, de 23 de março de 2012 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.


NR 33 – “Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados”

Portaria SEPRT 915, de 30/07/2019.

Esta NR tem por objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente neste espaços.

Espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.


Executamos serviços em caixas de 500 litros até reservatórios com mais de 100.000 litros.

Quem atendemos?


A DETECT atende chamados para:

• Residências
• Condomínios
• Comércios
• Escolas
• Empresas
• Fábricas
• Industrias


Equipamentos


Para que se possa fazer a limpeza de uma caixa d’água com todos os cuidados que este serviço necessita, é preciso contar com uma empresa com os equipamentos adequados, pois se trata de um serviço de risco devido ao posicionamento das caixas nos imóveis e estruturas de instalação.

E com a DETECT você tem a certeza e tranquilidade de contratar uma empresa qualificada, com todo o aparato condizente com o serviço chamado.

Você Sabia?


Que a limpeza de sua caixa d’agua deve ocorrer a cada 06 meses para garantir a boa qualidade da água que seus colaboradores e familiares consomem, evitando assim contaminações e varias doenças que podem ser transmitidas causando diarreias e até verminoses?


De acordo com o Comunicado CVS-36 – 27/06/1991, a limpeza de caixas e reservatórios devem ocorrer:


Quando o reservatório estiver sujo;
Quando houver suspeita ou confirmação de poluição da água do reservatório;
Quando algum objeto ou animal cair dentro do reservatório;
Periodicamente como medida preventiva a cada 06 meses.

Algumas normas e comunicados referente a limpeza e higienização de caixas d’agua e reservatórios.

Comunicado CVS-36 – 27/06/1991

Portaria Federal nº 518 do MS Estadual (Pró água) - de 10/01/2001

CVS - 5 / CAPITULO V / SEÇÃO I / ARTIGO 68 - de 09/04/2013

Art. 68º. É obrigatória a existência de reservatório de água potável tampado e de fácil higienização, cuja superfície interna deve ser lisa, resistente, impermeável, livre de descascamentos, rachaduras, infiltrações e vazamentos. A higienização do reservatório deve ser executada conforme métodos recomendados por órgãos oficiais, e realizada a cada 6 meses ou na ocorrência de acidentes que possam contaminar a água, tais como queda de animais, sujeira, enchentes, entre outros.

CVS – 6 - de 12/01/2012